Curso Melhorando Sua Memória
Curso Melhorando Sua Memória
















 









CURSO MELHORANDO SUA MEMÓRIA .




Que é a Memória e Como Melhorá-la










 


Curso de Memorização



 
Algumas pessoas felizes têm uma Memória naturalmente desenvolvida e cultivada. Mas todos podem chegar ao mesmo resultado com um pouco de esforço.


Sem a capacidade de reter o conhecimento,fatos e pessoas, não é possível basear a ação na experiência passada nem fazer planos para o futuro. Por isso é do maior interesse para todos desenvolver sua memória e dispor à vontade desse instrumento poderosíssimo nas relações humanas.
 

  Conheça nosso curso de memorização:


 


 

Público alvo do Curso de Espanhol














* Se você quer ficar mais competitivo na área profissional;
* Se quer ter um bom aproveitamento na escola;
* Se quer ter um bom aproveitamento no trabalho;
* Se pretende aprender um novo idioma; 
* Almeja ampliar o poder de sua memória;
* Deseja fazer um curso de memorização pela internet.




 




Curso de Memorização



Sobre o Curso: Aqui, você participa de um excelente curso de memorização sem a necessidade de deslocamento de seu escritório ou de sua casa. O curso é elaborado por uma equipe especializada e você tem o apoio de diversas ferramentas que irão auxiliá-lo no aprendizado e turbinar seu memória.
 
Curso de  Memorização Exercícios que irão aprimorar sua memória;
Curso de  Memorização Você só vai precisar de um computador ;
Curso de  Memorização Andamento do curso de Memorização de acordo com a sua agenda e ritmo 



Memorização de aprendizado
Curso de  Memorização Você faz o curso memorização quando e onde quiser;
Curso de  Memorização Aprendizado Total: você contará com suporte via e-mail para tirar todas as



suas dúvidas;


A memória é uma faculdade cognitiva extremamente importante porque ela  forma a base para a aprendizagem. Se não houvesse uma forma de armazenamento mental de representações do passado, não teríamos uma solução para tirar proveito da experiência. Assim, a memória
envolve um complexo mecanismo que abrange o arquivo e a recuperação de experiências, portanto, está intimamente associada à aprendizagem, que é a habilidade de mudarmos o nosso comportamento através das experiências que foram armazenadas na memória; em outras palavras, a aprendizagem é a aquisição de novos conhecimentos e a memória é a retenção daqueles conhecimentos aprendidos.


Esta intrigante faculdade mental forma a base de nosso conhecimento, estando envolvida com nossa orientação no tempo e no espaço e nossas habilidades intelectuais e mecânicas.


Tipos e Características da Memória


Pense na diferença entre memorizar a data de aniversário de alguns amigos versus aprender a andar de bicicleta.



  Diferentes categorias de memórias   :


A memória ultra-rápida cuja retenção não dura mais que alguns segundos.


A memória  de curto prazo (ou curta duração), que dura minutos ou horas e serve para proporcionar a continuidade do nosso sentido do presente


A memória de longo prazo (ou de longa duração), que estabelece engramas (ou traços duradouros (dura dias, semanas ou mesmo anos).


Você acaba de ouvir o telefone dito por alguém, mas em poucos segundos é incapaz de se lembrar de parte ou de todos aqueles números. Por quê?
Esta memória é temporária e limitada em sua capacidade, sendo armazenada por um tempo muito curto no cérebro, da ordem de milisegundos a poucos minutos. É a memória de curta duração.


Para que ela se torne permanente, ela requer atenção, repetições e idéias associativas. Mas, através de um mecanismo ainda não conhecido, você pode se lembrar subitamente de um fato esquecido, como aquele número de telefone que havia esquecido.
Neste caso, a informação foi armazenada na memória de longa duração que é mais permanente e tem uma capacidade muito mais ampla.

O processo de armazenar novas informações na memória de longa duração é chamado de consolidação.


A memória para datas (ou fatos históricos e outros eventos) é mais fácil de se formar, mas ela é facilmente esquecida, enquanto que a memória para aprendizagem de habilidades tende a requerer repetição e prática.


Uma elaboração do conceito da memória de curta duração que tem sido feita nos últimos anos é a memória operacional (veja abaixo), um termo mais genérico para o armazenamento da informação temporária.
Muitos especialistas consideram memória de curta duração e memória operacional como a mesma coisa.

Entretanto, uma característica chave que distingue uma da outra é, não somente o seu aspecto operacional, como também as múltiplas regiões no cérebro onde o armazenamento temporário ocorre.

Isto implica que nós podemos não ser conscientes de todas as informações armazenadas ao mesmo tempo na memória operacional, nas diferentes partes do cérebro. Tomemos o exemplo de dirigir um carro. Esta é uma tarefa complexa que requer diversos tipos de informações processados simultaneamente, tais como a informação sensorial, cognitiva e motora.

Parece improvável que estes vários tipos de informação sejam armazenados em um único sistema de memória de curta duração.


Nossa habilidade de lembrar eventos não se reflete na operação de um único sistema de memória, mas em uma combinação de no mínimo duas estratégias usadas pelo cérebro para adquirir informação. Uma das estratégias é denominada de memória explicita, ou memória declarativa, requerendo participação consciente e envolvendo o hipocampo e o lobo temporal. a outra estratégia é a memória implícita, a qual não requer participação consciente, utilizando estruturas não corticais.


 


Os Mecanismos Cerebrais da Memória


A memória não está localizada em uma estrutura isolada no cérebro; ela é um fenômeno biológico e psicológico envolvendo uma aliança de sistemas cerebrais que funcionam juntos.


O lobo temporal é uma região no cérebro que apresenta um significativo envolvimento com a memória. Ele está localizado abaixo do osso temporal (acima das orelhas), assim chamado porque os cabelos nesta região frequentemente são os primeiros a ser tornarem brancos com o tempo.


Existem consideráveis evidências apontando esta região como sendo particularmente importante para armazenar eventos passados.


O lobo temporal contém o neocórtex temporal, que pode ser a região potencialmente envolvida com a memória a longo prazo.


Nesta região também existe um grupo de estruturas interconectadas entre si que parece exercer a função da memória para fatos e eventos (memória declarativa), entre elas está o hipocampo, as estruturas corticais circundando-o e as vias que conectam estas estruturas com outras partes do cérebro.


O hipocampo ajuda a selecionar onde os aspectos importantes para fatos e eventos serão armazenados e está envolvido também com o reconhecimento de novidades e com as relações espaciais, tais como o reconhecimento de uma rota rodoviária.


A amígdala, por sua vez, é uma espécie de "aeroporto" do cérebro. Ela se comunica com com o tálamo e com todos os sistemas sensoriais do córtex, através de suas extensas conexões. Os estímulos sensoriais vindos do meio externo como som, cheiro, sabor, visualização e sensação de objetos, são traduzidos em sinais elétricos, e ativam um circuito na amígdala que está relacionado à memória, o qual depende de conexões entre a amígdala e o tálamo.
Conexões entre amígdala e hipotálamo, onde as respostas emocionais provavelmente se originam, permitem que as emoções influenciem a aprendizagem, porque elas ativam outras conexões da amígdala para as vias sensoriais, por exemplo, o sistema visual.


O Córtex pré-frontal exibe também um papel importante na resolução de problemas e planejamento do comportamento. Uma razão para se acreditar que o córtex pré-frontal esteja envolvido com a memória, é que ele está interconectado com o lobo temporal e o tálamo.


Perda da Memória


A perda de memória pode estar associada a determinadas doenças neurológicas, a distúrbios psicológicos, a problemas metabólicos e também a certas intoxicações.
A forma mais freqüente de perda de memória é conhecida popularmente como "esclerose" ou demência.

A demência mais comum é a doença de Alzheimer que se caracteriza por acentuada perda de memória acompanhada de graves manifestações psicológicas como por exemplo a alienação.


Estados psicológicos alterados como o estresse, a ansiedade e a depressão podem também alterar a memória.


A falta de vitamina B1 (tiamina) e o alcoolismo levam a perda da memória para fatos recentes e com freqüência estão associados a problemas de marcha e de confusão mental.


Doenças da tireóide, como o hipotireoidismo, se acompanham de comprometimento da memória.


O uso de medicação tranqüilizante ("calmantes") por tempo prolongado provoca a diminuição da memória e favorece também a depressão, o que leva a uma situação que pode se confundir com a demência.


A vida sedentária com excesso de preocupações e insatisfações, bem como uma dieta deficiente, favorece a perda de memória.


Contrariamente ao esquecimento comum ocorrido normalmente no dia-a-dia de nossas vidas, existem algumas doenças e injúrias no cérebro que causam séria perda de memória e também interferem com a capacidade de aprender.
A esta inabilidade dá-se o nome de Amnésia.


Fatores que podem causar perda total ou parcial da memória:


Concussão
Alcoolismo crônico

Drogas e Medicamentos

Tumor cerebral

Encefalite


Sexo


 


Como Melhorar a Sua Memória


Existem muitas coisas que você pode fazer para melhorar a sua memória, entre as quais o uso de determinadas técnicas mentais, e os cuidados com a nutrição e os medicamentos.


Estimular a memória. Utilize ao máximo a sua capacidade mental. Desafie o novo. Aprenda novas habilidades. Se você trabalha em um escritório, aprenda a dançar. Se for um dançarino, aprenda a lidar com computador; se trabalhar com vendas, aprenda a jogar xadrez; se for um programador, aprenda a pintar.
Isto poderá estimular os circuitos neurais do seu cérebro a crescerem.


Prestar atenção. Não tente guardar todos os fatos que acontecem, mas focalize sua atenção e se concentre naquilo que você achar mais importante, procurando afastar de si todos os demais pensamentos.
Exercício: pegue um objeto qualquer, por exemplo, uma caneta e se concentre nela. Pense sobre suas diversas características: seu material, sua função, sua cor, sua anatomia, etc. Não permita que nenhum outro pensamento ocupe a sua mente enquanto você estiver concentrado na caneta.


Relaxar. É impossível prestar atenção se você estiver tenso ou nervoso.
Exercício: prenda a respiração por dez segundos e vá soltando-a lentamente.


Associar fatos a imagens. Aprenda técnicas mnemônicas.Elas são uma forma muito eficiente de memorizar grande quantidade de informação.


Visualizar imagens. Veja as figuras com os "olhos da mente".
Alimentos. Algumas vitaminas são essenciais para o funcionamento apropriado da memória . São encontradas no pão e cereais, vegetais e frutas. Alguns especialistas afirmam que vitaminas sintetizadas melhoram a memória, mas outros duvidam dizendo que estudos não comprovaram que estes nutrientes funcionam.


Água.A água ajuda a manter bem funcionante os sistemas da memória, especialmente em pessoas mais velhas. De acordo com a Dra.Turkington, a falta de água no corpo tem um efeito direto e profundo sobre a memória; a desidratação pode levar a confusão e outros problemas do pensamento.


Sono. Afim de se conseguir uma boa memória, é fundamental que se permita sono suficiente e descanso do cérebro. Durante o sono profundo, o cérebro se desconecta dos sentidos e processa, revisa e armazena a memória.
A insônia leva a um estado de fadiga crônica e prejudica a habilidade de concentrar-se e armazenar informações.


Dicas tais como : tomar notas, organizar-se, usar um diário, manter-se em forma, check up regular da saúde, etc.


Como Melhorar Sua Memória


A contínua atividade intelectual como a leitura, exercícios de memória, palavras cruzadas e jogo de xadrez auxiliam a manutenção da memória.
O estilo de vida ativo com atividade física feita com regularidade e uma dieta saudável são básicas para a manutenção da memória.


A diminuição da memória que ocorre na 3a. Idade, na maioria das vezes é absolutamente benigna, mas freqüentemente, por falta de melhor informação, angustia o idoso que tem dificuldade de aceitá-la como um fato normal.
A perfeita compreensão do fato inexorável e a utilização de uma agenda para as anotações dos fatos recentes, ajudam a conviver satisfatoriamente com o problema.


Uma excelente oportunidade para o resgate e desenvolvimento de potencialidades presentes durante toda a vida, é a participação em grupos educativos e terapêuticos.


Exercícios cerebrais feitos de maneira rotineira apresentam efeitos muito positivos sobre a memória.
Semelhante ao que ocorre com exercícios musculares realizados para se manter a forma física, a atividade cerebral também deve ser realizada com freqüência, sempre procurando estimular nossos principais sentidos: olfato, paladar, tato, visão e audição, bem como nossa memória e inteligência.


Esse tipo de exercício pode ser denominado "Fitness" Cerebral, que é a capacidade de se manter um estado adequado, em forma.


O declínio de nossas funções mentais que ocorre com a idade, se deve em grande parte à falta de atividade mental que com freqüência segue paralelamente ao envelhecimento.
Vários trabalhos científicos realizados em diversos países demonstram claramente que o declínio mental que ocorre com a idade pode ser evitado.


O conceito de que a função faz o órgão aplica-se tanto ao "fitness" muscular quanto ao "fitness" cerebral.


Devemos identificar nossas diversas habilidades mentais e exercitá-las sempre com regularidade.


Devemos estimular nossas percepções, nossa memória (recente e antiga), noções espaciais, habilidades lógicas e verbais, etc.


Os exercícios cerebrais nada mais são do que estímulos às funções cerebrais que podem estar decadentes devido à idade e que já foram ativas no passado.
A ativação deve ser feita diariamente, durante as atividades normais, como o caminhar, durante as refeições ou mesmo durante as compras.


Todo dia procure observar um objeto ou pessoa e desenhe suas principais características.
No fim de semana procure recordar as figuras.

É um tipo de exercício de memória.


Procure identificar ingredientes dos alimentos pelo gosto e pelo cheiro.
Faça isto diariamente e depois procure recordar dos mesmos.


Memorize os preços das coisas sempre que possível e procure recordá-las mais tarde.


Procure identificar as pessoas pela voz ao usar o telefone, por exemplo.
Memorize números de telefones.

Memorize no fim do dia as pessoas com quem falou.

Depois, procure lembrar-se do mesmo para toda semana.

Utilize sempre de anotações para consultas posteriores.


DICAS PARA MELHORAR A MEMÓRIA


LEMBRE-SE:
Não existem medicamentos específicos para o tratamento da perda da memória.

A Gingko Biloba é a droga hoje em dia mais utilizada numa tentativa de diminuir a perda da memória ou mesmo regredir um quadro já instalado.

Ela é extraída de folhas de uma árvore muito comum na Europa e nos Estados Unidos, sendo muito popular na Alemanha, onde tem seu uso aprovado oficialmente.

É conhecida há centenas de anos, tendo ampla gama de efeitos, atuando em problemas cardiovasculares, neurológicos e metabólicos.

É uma substância que atua na circulação cerebral, sendo muito utilizada na velhice, com a finalidade de melhorar problemas de memória, dificuldades de concentração e confusão mental.

Tem sido utilizada nas fases iniciais da Doença de Alzheimer, no combate aos problemas cognitivos próprios da doença, melhorando o comportamento.

Infelizmente esses resultados são muito discutidos e controversos.

Não se sabe bem como age, mas parece ativar a circulação cerebral melhorando o aproveitamento do oxigênio pelas células nervosas.


Então, para conservar ou melhorar sua memória, a melhor maneira é EXERCITÁ - LA !


Para Saber Mais


 Tudo sobre a memória e dicas completas para melhorar o seu desempenho, no livroComo melhorar sua memória.


             Promoção especial


              SOMENTE ATÉ SEXTA
Ganhe 2 bônus exclusivos no valor R$ 86,82
,são seus gratuitamente



BONU$- 1 –PROGRAMA PARA CALCULAR AS QUESTÕES DE MATEMÁTICAS DE ARRANJO,COMBINAÇÃO E PERMUTAÇÃO.



BONU$- 2 –PROGRAMA PARA ESTUDAR E CONHECER A TABELA
PERIÓDICA COM TODOS OS DETALHES DE TODOS OS ELEMENTOS
QUÍMICOS.  




                       Forma  de envio por email




 




               PROMOÇÃO POR TEMPO LIMITADO .




                      ÚLTIMAS SEMANAS


        QUER PARTICIPAR DA PROMOÇÃO POR TEMPO LIMITADO.




ATENÇÃO ATENÇÃOATENÇÃOATENÇÃOATENÇÃO!!!


 


          CLIQUE AQUI  E GANHE ESSE SUPER DESCONTO .


*  Por e-mail  de    R$ 39,99  por apenas    R$ 18,99 .


 VEJA OUTRAS FORMAS DE PAGAMENTO


CLIQUE AQUI


 


 


scconsultoria@ymail.com


 


 


Cel . 85) 8801-8916Tel.: 085-34821876     




 


 

Translate this Page
Sua Opinião
Qual o Conteúdo Que Você Quer Neste Site
Cursos
Marketing Na Internet
Produtos Naturais
Ebook-livros digitais
Medicina Oriental
Dicas Sobre o Face Book
Revenda De Produtos
Trafego Para o Seu Site
Ver Resultados




Partilhe esta Página